Em 1777, Espanha e Portugal, firmaram um convênio que recebeu o nome de Tratado Preliminar de Restituições Recíprocas, destinado a demarcar os limites entre as possessões de um e outro. Por esse tratado, o rio Piratini e seu afluente arroio Basílio limitariam as possessões dos dois países. Sendo este arroio o limite norte do atual município de Herval, ficava o mesmo, portanto, pelo tratado de 1777, sob o domínio espanhol. Porém, Rafael Pinto Bandeira, que ficara encarregado de guarnecer a fronteira estipulada pelos demarcadores, insistiu em fazer avançar até o rio Jaguarão o domínio lusitano.
Com esse objetivo, em meados de 1791, na margem direita do Arroio do Herval, inicia a contsrução de uma igreja, um quartel e um quadro de trincheiras. Aí estava, em pleno domínio adversário, o que seria o núcleo da atual cidade de Herval. Em meio a algumas escaramuças que esporadicamente ocorriam, o povoado foi crescendo.
Cultura...
Atualmente a festa mais importante da cidade é o Rodeio Internacional de Herval que ocorre sempre em janeiro juntamente com a semana da cidade.
O 1º Rodeio Internacional de Herval ocorreu em 2001, com uma premiação de 01 carro 0KM para o ganhador da melhor ginetiada em cavalo aporriado e 01 moto 0KM para o melhor ginete de ginetiada em vacun. A organização do rodeio cabe ao CTG Minuano, onde o patrão fundador do Rodeio Internacional foi José Hernandes Furtado, um grande empresário da cidade de Rio Grande. Esteve a frente do CTG Minuano por 06 anos, realizando durante esses anos grandes festas em nosso município.
Em 2000 teve início a grande obra da maior Arena de Ginetiadas do Estado do Rio Grande do Sul, de propriedade do senhor José Hernandes. Usada pelo CTG Minuano até os dias de hoje, onde ainda são realizados os grandes rodeios da cidade.
Todos os anos o CTG Minuano premia grandes ginetes, assim como grandes laçadores. No ano de 2011 o grande ganhador do Rodeio Internacional, foi um ginete do Estado de Santa Catarina.
Fontes: Livros próprios
Imagens: Arquivos próprios

Nenhum comentário:
Postar um comentário